sete dias sem medo da notícia
Cultura
Aquiraz recebe XII Encontro Mestres do Mundo a partir do próximo dia 21 deste mês
Por : Redação CN7
11/11/18 10:09

O município de Aquiraz vai sediar entre os dias 21 a 24 deste mês o XII Encontro Mestres do Mundo, Promovido através da Secretaria da Cultura do Estado (SECULT), o evento celebra as tradições mantidas pelos Mestres da Cultura, titulados como Tesouros Vivos da Cultura do Ceará.

Nessa edição realizada em Aquiraz, os visitantes serão recepcionados pela Mestra da Cultura Indígena Cacique Pequena, que guiará os participantes em uma “caminhada nativa sob a flor do jenipapo”, para transmissão de saberes e uma manhã de vivências, junto ao seu povo jenipapo-kanindé.

O Encontro Mestres do Mundo está consolidado no calendário da cultura no Ceará como uma ação de democratização do acesso aos bens e serviços culturais que vem atender à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes prevista na Lei Estadual nº 13.842, que instituiu o programa Tesouros Vivos do Ceará. Desde 2003, foram diplomados 95 Mestres da Cultura, 11 grupos e 02 coletividades, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional, patrimônio imaterial do Estado do Ceará.

Este ano, o XII Encontro em Aquiraz tem novamente produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, instituição selecionada por meio de edital pela SECULT, que conta com parcerias da Prefeitura Municipal de Aquiraz e apoio cultural do Fórum de Cultura Popular Tradicional, da Comissão Cearense de Folclore, da Tapera das Artes e do Museu Sacro São José do Ribamar.

O evento recebeu, em outubro de 2017, no Rio de Janeiro, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, maior do Brasil na área de Patrimônio Cultural, um compromisso da Secult no fortalecimento da política de valorização e salvaguarda do patrimônio imaterial no país.

Serviço

XXII Encontro Mestres do Mundo

Data: de 21 a 24 de novembro de 2018

Local: Aquiraz (CE)

Horário: De 9h às 00h

LINKS PATROCINADOS