sete dias sem medo da notícia
Direito
Projeto de Aderlânia: um dia de licença para realizar exames preventivos de câncer
Deputada estadual protocolou proposição na Assembleia nesta segunda-feira
Aderlânia Noronha
Por : Redação CN7
05/11/18 14:47

A deputada estadual Aderlânia Noronha (SD) protocolou, nesta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do Ceará, projeto de indicação que obriga órgãos e entidades da Administração Pública do Estado a conceder a todos os seus servidores/empregados um dia de licença, por ano, para a realização de exame preventivo de câncer de mama, de útero e de próstata.

De acordo com a autora do projeto, a proposição visa proporcionar aos servidores a oportunidade de realizarem, sem preocupações quanto a perdas salariais, exames preventivos contra os tipos de câncer de elevada frequência e mortalidade em nosso país.

“O objetivo é aumentar o diagnóstico precoce dessas patologias. A iniciativa possibilitará que as pessoas agendem, se organizem e façam os exames, sem perder um dia de trabalho”, destacou a parlamentar.

Em tempo

Segundo dados do Ministério da Saúde, apesar da existência de métodos preventivos simples, eficientes e de baixo custo, foram estimados, para 2018, no Brasil, 59.700 novos casos de câncer de mama, 16.370 novos casos de câncer de colo de útero e 68.220 novos casos de câncer de próstata.

“Tais dados mostram a suma importância de se realizar exames preventivos periódicos, não podendo o servidor público ser desestimulado à prevenção por receio de perder sua remuneração do dia. Atualmente, a lei permite a ausência apenas se o funcionário já estiver doente, para fazer tratamento, sem priorizar a prevenção”, finalizou Aderlânia.

LINKS PATROCINADOS