sete dias sem medo da notícia
Construção da Barragem Lago de Fronteiras sai no Diário Oficial da União
Eunício Oliveira
Por : Redação CN7
11/07/17 8:31

O Diário Oficial da União dessa segunda-feira (10) trouxe uma decisão muito importante para a região dos Inhamuns no Ceará. Foi publicado o decreto do então presidente da República em exercício, Eunício Oliveira, que garante recurso para que o DNOCS faça o reassentamento da população e a desapropriação de terras indispensáveis para a construção da Barragem Lago de Fronteiras na cidade de Crateús.

Eunício esteve no cargo de presidente da república de quinta a sábado da semana passada e aproveitou a oportunidade para trabalhar pelo Ceará e destravar alguns impasses para a continuidade da obra.

A Barragem Lago de Fronteiras trará muitos benefícios à região. Toda a população urbana e rural do município de Crateús e cidades próximas serão abastecidas pela obra. Serão atendidas mais de 74 mil pessoas segundo estimativa do IBGE. A água também será utilizada para a irrigação de aproximadamente 5 mil hectares de produção agrícola dos perímetros irrigados Platô Poty I e II, Realejo, Graça, Ampliação e Novo Oriente.

Entenda

A obra ainda será usada para ações de piscicultura local e pelas indústrias. O empreendimento mudará o cenário socioeconômico, gerando empregos, renda e oferecendo melhor qualidade de vida para a população beneficiada.

As famílias que residiam em 54% da área total da barragem já foram indenizadas pelo Governo Federal. Essa ação representou o pagamento de indenização no valor de R$ 12,5 milhões da União. O restante será realizado em breve.

Saiba mais

Ainda no exercício da Presidência da República, Eunício assinou decreto determinando ao DNOCS a realização de todos os procedimentos necessários, incluindo autorização para liberação de recursos, para a conclusão do açude do Barbosa, em Lavras da Mangabeira. A obra contempla uma histórica reivindicação dos moradores da região. E, sem dúvida, irá garantir segurança hídrica para a localidade.

LINKS PATROCINADOS