sete dias sem medo da notícia
Taxa de desemprego permanece estável e atinge 13,8 milhões de pessoas
Por : Redação CN7
30/06/17 11:04

A taxa de desemprego ficou em 13,3% no trimestre encerrado em maio, atingindo 13,8 milhões de pessoas. Esta foi a maior taxa para este trimestre desde o início da pesquisa, em 2012.

Frente ao trimestre encerrado em fevereiro, que serve como base de comparação, tanto a taxa quanto o número de desempregados ficou estável. Naquele trimestre, a taxa estava em 13,2%, atingindo 13,5 milhões.

Apesar da estabilidade frente ao trimestre anterior, a população desocupada cresceu 20,4% em relação a igual período de 2016, ou mais 2,3 milhões de pessoas. A população ocupada, estimada em 89,7 milhões, ficou estável em relação ao trimestre anterior, mas caiu 1,3% ou menos 1,2 milhão de pessoas em relação ao mesmo trimestre de 2016.

“Apesar da desaceleração da queda da população ocupada, ainda há uma queda forte na ocupação com carteira, com perda de 500 mil postos em relação ao trimestre encerrado em fevereiro, que é o comparável e, no ano, de 1.200 postos a menos. O primeiro indício da crise veio com a perda de carteira de trabalho, então, essa continuidade da redução da carteira num ambiente político conturbado, impede uma análise. É preciso esperar a próxima divulgação, referente ao segundo trimestre do ano”, avaliou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento, do IBGE.

LINKS PATROCINADOS