sete dias sem medo da notícia
Acrísio Sena ressalta importância da discussão sobre a proposta da Reforma Política
Vereador de Fortaleza e deputado estadual eleito Acrísio Sena
Por : Redação CN7
23/06/17 8:59

O vereador Acrísio Sena (PT) ressaltou nessa quinta-feira (22), na Câmara, a necessidade do debate sobre a Reforma Política. Segundo o petista, o projeto atual em tramitação na Câmara dos Deputados beneficia setores econômicos, enfraquece a representação partidária e fere a democracia.

“Trago hoje o tema da Reforma Política que está em curso, a cada dia avançando, sendo votada, e o que podemos perceber é que isso está acontecendo sem o diálogo com os partidos e população. E a proposta atual não é uma reforma, e sim um ajuste entre grandes partidos, que reforça a força dos setores econômicos e esmaga a representação partidária, os pequenos partidos e, consequentemente, reduz a função democrática”, frisou.

De acordo com Acrísio, uma das propostas da Reforma é o distritão. “Aparentemente, o distritão pode até parecer ser mais democrático, pois seriam eleitos como vereadores os mais votados. No entanto, se estivesse em vigor nas eleições de 2016, hoje o PDT, no lugar de 11 vereadores, teria 16, e não acho que isso seria mais democrático. 25% dos 43 parlamentares, ou seja, algo em torno de 11 vereadores não estariam nessa Casa, e a renovação desta Casa não chegaria a 30%. Portanto, esse modelo dificultaria a eleição de candidatos novos ou representantes de minorias sociais, pois beneficiaria aqueles que já possuem mandatos ou exposição midiática”, criticou.

O vereador reforçou a importância da Reforma Política, mas diante de um amplo debate com os partidos e população. “Todo mundo quer a Reforma Política, agora, contanto que seja uma reforma clara e com uma abertura de debate com a população. Que traga a discussão do fundo público de financiamento das campanhas e que seja justo com os pequenos partidos”.

Com informações da assessoria de Acrísio Sena

LINKS PATROCINADOS